Mielotomografia
A mielotomografia (mieloTC) é o estudo de tomografia computadorizada da coluna (cervical, torácica e/ou lombar) após a injeção de contraste intratecal (no espaço liquórico).
Como é realizada?
1. Punção
A tomografia computadorizada de baixa dose é utilizada para guiar a punção, garantindo acurácia no posicionamento da agulha no canal vertebral.

2. Injeção de contraste
O contraste é administrado no interior do saco dural. A imagem garante a correta localização do contraste.

3. Aquisição da imagem
Imagens de alta resolução são adquiridas com o contraste homogêneo no interior do saco dural, permitindo a avaliação das estruturas internas, como nervos, medula e achados patológicos.

Para que serve?
A mielotomografia descrita acima também é chamada de mielotomografia convencional. Ela pode ser utilizada para avaliação de doenças do canal vertebral (hérnias, estenoses, tumores, trauma, hidrossiringomielia). Atualmente, a ressonância magnética permite na maioria dos casos avaliação mais apropriada dessas alterações. Portanto, a principal indiacação da mielotomografia convencional se dá em pacientes com contraindicações à ressonância magnética.
​
No entanto a mielotomografia também voltou a ser amplamente utilizada para a avaliação de fístulas liquóricas, o que habitualmente requer técnicas dinâmicas de mielotomografia, como a mielotomografia dinâmica ultrarrápida e a mielotomografia de decúbito lateral. Entenda mais sobre esses e outros procedimentos usados na avaliação de fístula liquórica.
Quanto custa uma mielotomografia?
A mielotomografia realizada por nossa equipe custa a partir de R$ 3.111,00, incluindo honorários médicos. O valor varia de acordo com o hospital de preferência. O exame/procedimento pode também ser realizado pelo convênio. Agende pelos números abaixo.
Onde fazer uma mielotomografia?
A mielotomografia é um exame que pode ser realizado nos principais hospitais de São Paulo, como Hospital Sírio-Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital das Clínicas da USP.