Raquimanometria
A raquimanometria é a medida da pressão liquórica, sendo medida por uma punção lombar (introdução de uma agulha no canal vertebral na região lombar), da mesma forma que durante uma coleta de liquor.
A pressão normal do espaço liquórico na posição de decúbito lateral neutra na maioria das pessoas varia entre 10 e 20 cmH20, sendo aceitáveis como valores normais de 6 a 25 cmH20.
Apesar do nome "hipotensão liquórica" ou "hipotensão intracraniana", a medida da pressão durante a raquimanometria não é um bom parâmetro para o diagnóstico dessa doença, pois a maioria dos pacientes têm a pressão normal, e algumas têm a pressão inclusive aumentada (> 25 cmH20).
​
Em casos em que uma punção lombar será realizada por outros motivos (como por exemplo para uma mielotomografia), a medida da pressão liquórica pode ser justificada, pois é de fácil e rápida realização, podendo ser utilizada como critério diagnóstico quando reduzida, além de poder servir de medida de base para controle evolutivo em caso de dúvida diagnóstica após o tratamento.
​
​
Como é feita a raquimanometria?
Uma agulha [e introduzida no interior do canal vertebral por punção lombar. Isso costuma ser feito sob anestesia local. Quano utilizado um método de imagem como a tomografia (abaixo) a punção costuma ser rápida e muito pouco dolorosa. No geral, apenas a picada inicial do anestésico na pele incomoda levemente (como uma injeção).

Após, o fluxo de liquor que sai pela agulha é conectado a um manômetro (um medidor de pressão), que pode ser um tubo vertical para medida analógica (sistema coluna de água) ou um manômetro digital (não há manômetros de liquor digitais no Brasil com aprovação pela ANVISA).

Exemplo de raquimanômetro por sistema de coluna de água.
