Orientações pós-procedimento: Blood-patch
As orientações exatas podem variar de acordo com a equipe médica. Sempre cheque com seu(sua) médico(a) sobre as recomendações no seu caso. Abaixo seguem orientações gerais que podem ser seguidas.
Q: Quais são sintomas comuns após um blood-patch?
-
Dor lombar/dorsal: é comum ter dor ou incômodo no local de injeção ou nas pernas/braços nos primeiros 1 – 7 dias após o procedimento. Isso habitualmente é mais acentuado nas primeiras 24 h após o blood-patch e melhora com o passar do tempo. Você pode usar calor ou gelo local e medicações analgésicas simples como dipirona e paracetamol. Curvar o tronco e dobrar as coxas/joelhos ou trocar o lado em que está deitado(a) pode ajudar a aliviar o desconforto. Se sua dor for moderada/intensa, seu médico poderá prescrever alguma outra medicação para ajudar no controle da dor.
-
Cefaleia: é comum ter dor de cabeça após um blood-patch, relacionada ao aumento da pressão liquórica, o que é chamado de hipertensão intracraniana de rebote. Elas são habitualmente reconhecidas pelo(a) paciente por serem diferentes das dores da hipotensão liquórica. Essas dores são tipicamente piores ao se deitar e podem levar ao despertar do sono no meio da noite. A localização da dor pode também ser diferente, sendo mais comumente frontal/periorbitária, além de mais frequentemente se associarem a náuseas e vômitos. Essas dores de hipertensão de rebote são comumente piores nos primeiros dias após o procedimento, com melhora gradual, porém mais raramente podem se perdurar em alguns(mas) pacientes.
Instruções para casa:
Para dor lombar/dorsal:
-
Tome medicação analgésica simples (dipirona/paracetamol) conforme bula ou orientação médica
-
Aplique calor ou frio ao local de dor.
Para dor de cabeça de rebote:
-
Eleve a cabeça a cerca de 30 graus.
-
Se dor de maior intensidade (> 5/10), considere discutir com seu médico sobre uso de Diamox (acetazolamida) 500 mg (dois comprimidos) à noite antes de dormir.
Para náusea:
-
Em algus casos recomendamos tomar 1 cp de Zofran (4 mg) a cada 8 horas, conforme necessidade. É importante se medicar logo aos primeiros sinais de náusea para evitar esforços de vômito, que podem prejudicar o efeito do blood-patch.
Instruções para atividades
Hoje e amanhã: mantenha-se deitado na cama o máximo possível. Você pode se levantar brevemente para usar o banheiro, porém tente se alimentar deitado na cama, com o mínio de elevação da cabeça possível. Você pode tomar uma ducha rápida na manhã de amanhã se quiser. Fora isso, mantenha-se deitado(a) e com a cabeça sobre a cama. Você pode se manter com a barriga para cima ou para os lados. Evite a posição de bruços (barriga para baixo), pois isso pode elevar a pressão liquórica.
No 1º mês: você pode voltar às atividades diárias leves conforme tolerar. Não levantar pesos maiores do que 5 kg. Não realizar exercícios físicos. Evite de maneira geral dobrar ou girar o tronco em demasia.
No 2º e 3º meses: retorno gradual a exercício físico leve, o que pode incluir caminhada, bicicleta estacionária ou elíptico. Não levantar pesos maiores que 10 kg. Evite de maneira geral dobrar ou girar o tronco em demasia.
Após 3 meses: continue evitando dobrar ou girar o tronco em demasia. Isso inclui evitar atividades como pilates e yoga, podendo também incluir alguns esportes como tênis.
Após 1 mês do blood-patch, recomendamos repetir os exames de imagem (RM de crânio e coluna) para checar se há sinais de fechamento completo da fístula, pois mesmo pacientes com melhora dos sintomas podem ter a fístula ainda ativa. As recomendações após 1 mês dependem da conjunção dos sintomas residuais e dos achados de imagem, sendo particulares a cada paciente e devendo ser discutidas com o(a) médico(a) responsável.
Q: Posso tomar minhas medicações normalmente?
Você pode voltar a tomar normalmente suas medicações após o procedimento, incluindo as medicações para dor. Após 1-2 semanas do procedimento, se houver melhora substancial da dor, estas podem ser reavaliadas, preferencialmente com retorno ao seu médico. Você pode reiniciar os anticoagulantes 24h após o procedimento ou conforme orientado por seu médico.